quinta-feira, 21 de julho de 2016

Folha do Cacau



cacaueiro

 (Theobroma cacao, que significa alimento dos deuses) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvacea e a sua origem é a América do Sul. Atinge entre 4 a 8 metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geléia, destilados finos e sorvete.
Por ser plantado à sombra da floresta, o cacau foi responsável pela preservação de grandes corredores de mata atlântica no sul do Estado da Bahia no Brasil. Este sistema é conhecido como "cacau cabruca", do termo "brocar" (ralear). Recentemente, foi criado o Instituto Cabruca que, junto com outras instituições ambientalistas, vem desenvolvendo projetos de pesquisas e extensão sobre o tema, estudando formas de manter essa vegetação nativa associada ao cacau.

Fase da minha vida.

Como já relacionado nas atividades anteriores, fui criado pelos meus avos em uma fazenda simples e humilde no sul da Bahia as margens da BR 101.
Foi nesse lugar que cresci, corri e vivencie os melhores momentos da minha vida, por ser criança não existia preocupação e nos olhos dos meus avos via o mesmo semblante, isso porque tínhamos uma vida simples e pacata e nossa principal fonte de renda era a plantação e colheita das amêndoas do cacau, mas, aos meus 12 anos vi o semblante dos meus avos mudarem, quando diversos hectares de plantação ficaram arruinados, era a famosa vassoura de bruxa, onde destruiu nossa pedaço de terra, e ai começa  a “corrida dos ratos” fomos obrigados a mudar-se para a cidade e uma luta diária era emplacada para busca o pão nosso de cada dia.
Passando toda essa fase, meus tios se casaram, e acreditando em algo melhor fui morar com meu pai em São Paulo, quando voltei aos meus 17 anos já nem todos moravam mais no mesmo teto, foi então que fui morar com minha mãe onde estou até hoje na luta diária e sempre acreditando em um mundo melhor.





Um comentário: